FANDOM

Você luta em uma guerra que não compreende─um peão de mentirosos e conspiradores. E eles são tão ignorantes quanto você! Seguindo a crença de seus pais sem questionar, nunca perguntando o porquê. Presos em uma ilusão que eles mesmos criaram e cegos para a verdade.
—Iceheart para o Aventureiro

Ysayle Dangoulain é uma personagem não-jogável de Final Fantasy XIV. Também conhecida como Lady Iceheart (氷の巫女, Kōri no Miko?), ela lidera os hereges—um grupo de pessoas que jurou lealdade aos dragões. Denunciando os ensinamentos da Santa Sé, ela deseja acabar com a Guerra Dragonsong. Assim como o aventureiro, ela também é uma escolhida de Hydaelyn.

PerfilEditar

AparênciaEditar

Ysayle é uma mulher Elezen de pele clara, cabelo cinza comprido, olhos e lábios azuis claros. Diferente dos outros hereges, ela veste uma jaqueta azul e uma saia.

PersonalidadeEditar

Ysayle é uma pessoa dedicada à sua causa de acabar com a Guerra Dragonsong, chegando a tirar vidas inocentes em prol do seu objetivo. Apesar de ser muito fervorosa em relação às suas crenças, ela não tem medo de ir atrás da verdade.

Embora, a princípio, pareça ser a líder fanática dos hereges que a Santa Sé acusa ela de ser, Ysayle é apenas uma pessoa que quer acabar com a Guerra Dragonsong e unir dragões e humanos em paz. Apesar de odiar a liderança religiosa por propagar uma mentira sobre a origem da guerra, ela nunca desejou a destruição total de Ishgard como Nidhogg. Seu único desejo era que a verdade fosse revelada e a paz restaurada. Sua posição como líder dos hereges esconde uma alma solitária, que depois de perder sua família e seu povo em uma avalanche, apenas ansiava pelo calor de companheiros.

Por ser uma idealista da paz e por desejar que Ishgard pague pelos seus crimes contra a raça dos dragões, Ysayle discute constantemente com aqueles que preferem criar guerras contra os inimigos. Por causa disso, ela briga com frequência com Estinien Wyrmblood. Entretanto, com o passar do tempo, ambos chegam a um entendimento entre si depois de aprender toda a verdade sobre a Guerra Dragonsong.

Originalmente, Ysayle possuía uma profunda fé na Santa Shiva, adorando-a pelo seu sacrifício para trazer a paz entre a humanidade e os dragões. Mesmo depois de ter sua fé abalada, ela continua acreditando que os dois povos podem viver em paz novamente.

HistóriaEditar

Final Fantasy XIVEditar

Ysayle manifestou o Echo ainda muito jovem. Como se não bastassem as visões assustadoras que tinha sobre uma mulher e dragões, a Sétima Era Umbral destruiu Falcon's Nest, sua cidade natal, e Ysayle e seu povo buscou refúgio em Ishgard. Eles foram rejeitados por Ishgard e, como consequência disso, todas as pessoas que Ysayle conhecia e amava morreram em um avalanche. Ela foi para Dravania, onde encontrou o dragão das suas visões, Hraesvelgr, e mais tarde conheceu Marcechamp e fez de Tailfeather o seu novo lar.

Ysayle aprendeu a verdade sobre as suas visões e decidiu restaurar a paz entre o seu povo e os dragões, para que nenhum criança tivesse que sofrer assim como ela sofreu. Sob a alcunha de Lady Iceheart, ela conquistou um grupo de seguidores dedicados à Santa Shiva, conhecidos como hereges, e tornaram-se ativos por Coerthas durante a Sétima Era Astral.

Iceheart

Ysayle dentro de Snowcloak.

Embora raramente apareça pessoalmente, Ysayle revela a sua existência durante uma operação dos hereges para interceptar um carregamento de cristais. Alphinaud Leveilleur descobre o seu plano de invocar a Santa Shiva como uma primal e alerta os Scions of the Seventh Dawn. Com o surgimento dessa nova ameaça, os Scions e os Crystal Braves se juntam aos Temple Knights para infiltrarem no covil dos hereges próximo a Snowcloak.

Durante a busca pelos hereges por um túnel através das geleiras, o Guerreiro da Luz encontra Ysayle próximo a um cristal de aetheryte. Ela se apresenta, revelando sua intenção de acabar com a Guerra Dragonsong, e questiona a determinação do Guerreiro da Luz em permitir que o derramamento de sangue continue. Antes de teletransportar, ela declara que o que os hereges estão fazendo é pelo bem maior de Eorzea. Ela então destrói o aetheryte para o qual teletransportou, acabando com a possibilidade de ser seguida.

Com a ajuda de uma expert de Sharlayan chamada Moenbryda, é criado um teletransporte experimental feito de auracite branco, que rastreia Ysayle até o Akh Afah Amphitheatre. Acreditando estar invocando o espírito da Santa Shiva, Ysayle se transforma na primal Shiva. Após ser derrotada e voltar à sua forma original, Ysayle acusa o Guerreiro da Luz de ser um tolo cego, assim como o povo de Ishgard. Ela diz ao Guerreiro para procurar pelo Guardião do Lago e não "desperdiçar o dom recebido da mãe. Enquanto desaparece por um portal, ela recita as palavras do cristal Mãe: "Escute... Sinta... Pense..."

Ysayle reaparece durante o ataque aos Portões do Julgamento, quando ela e os hereges quebram a proteção externa de Daniffen's Collar, assim que a horda dravaniana se mobiliza ao escutar o rugido de Nidhogg. A destruição dessa proteção possibilita que um dos campeões de Nidhogg, o grande dragão Vishap, ataque os Steps of Faith, em uma tentativa de destruir as proteções seguintes. Depois que Vishap é morto pelo Guerreiro da Luz e a horda principal é afugentada, Estinien jura ir atrás dela.

FFI PSP Black Mage Map Este artigo ou seção é um esboço sobre um personagem de Final Fantasy XIV. Você pode ajudar expandindo-o.