FANDOM

Xezat Matias Surgate (ゼザ・マティアス・サーゲイト, Zeza Matiasu Sāgeito?) originalmente romanizado como Zezae, e conhecido como Zeza no Anthology, é um personagem não-jogável de Final Fantasy V. Xezat é um dos quatro Guerreiros do Amanhecer.

PerfilEditar

AparênciaEditar

Xezat tem o cabelo louro. Ele também tem uma barba e um bigode. Em sua arte oficial por Yoshitaka Amano, ele usa uma armadura corporal completa azul e branca e tem sua espada com bainha em sua perna esquerda. Seu capacete possui dois chifres. Em seu sprite de campo, sua armadura e capacete é na maior parte do tom verde.

PersonalidadeEditar

Xezat é de natureza humilde, nunca se acostumando à vida de um rei. Ao invés disso, refere-se a si mesmo como o espadachim, Xezat. Ele coloca a sua confiança total no grupo quando ele pede-lhes para destruir a Torre Barreira que proteje o Castelo do Exdeath.

HistóriaEditar

Warriors of Dawn

Os Guerreiros do Amanhecer selando Exdeath.

Xezat é um dos Guerreiros do Amanhecer, juntamente com Galuf, Dorgann e Kelger. Quando ele voltou para o seu mundo, depois de ter derrotado Exdeath, ele se tornou o rei de Surgate.

Muito parecido com Galuf, ele nunca poderia se acostumar com a vida de um rei e por isso sempre se dirige como "O espadachim, Xezat". Xezat sacrifica sua vida para permitir que os Guerreiros da Luz possam destruir uma Torre Barreira que defende o Castelo do Exdeath. Sua morte tem um grande efeito sobre Galuf.

Quando o grupo enfrenta Exdeath na Fenda Dimensional, o bruxo envia-los dentro do Vazio. O espírito de Xezat, juntamente com os dos outros três guerreiros do amanhecer e o Rei Tycoon, ajuda o grupo escapar, permitindo-lhes derrotar Exdeath uma vez por todas.

Outras apariçõesEditar

Final Fantasy XIVEditar

Um homem Auri parecido com Xezat, atualmente apenas referido como "Rational Youth", aparece ao lado da versão de Galuf para o jogo e de outros dois que se assemelham aos Guerreiros do Amanhecer.

Final Fantasy Record KeeperEditar

FFRK Xezat

Xezat é um personagem jogável que poderia ser obtido inicialmente durante o evento Warriors of Dawn - Enduring Bonds.

Mobius Final FantasyEditar

MFF Xezat FFV

Impresario-ffvi-ios Este artigo é um esboço sobre Mobius Final Fantasy. Você pode ajudar expandindo-o.

Final Fantasy Trading Card GameEditar

Impresario-ffvi-ios Este artigo é um esboço sobre Final Fantasy Trading Card Game. Você pode ajudar expandindo-o.

GaleriaEditar

CuriosidadesEditar

ReferênciasEditar

  1. 1,0 1,1 1,2 Final Fantasy Ultimania Archive Volume 1, p.223