FANDOM

Deusa do Gelo. O lugar da Glacian entre os Seis está oposto ao do Infernian, Ifrit. Despertada subitamente da hibernação na Fenda de Ghorovas, A Glacian trouxe o vento frio da morte para suportar metade do exército imperial antes de sofrer sua própria morte fisica.
—Bestiário

Shiva, também conhecido como a Glacian, é um Astral em Final Fantasy XV. Ela é uma dos Seis e é o astral que mais se assemelha a um humano. Ela é a mais amistosa e compassiva dos Seis e age como um Mensageiro dos deuses para os mortais. Príncipe Noctis forja um pacto com ela no Capítulo 12.

Shiva é a mais carinhosa com os mortais, mas nem sempre foi assim; ela costumava não gostar dos humanos pela natureza fugaz de suas vidas, e como eles se apegam a esperanças e sonhos. Testemunhar a compaixão e benevolência dos outros aqueceu seu coração.

PerfilEditar

AparênciaEditar

Shiva-FFXV-JPN-vs-China

Shiva na versão chinesa.

Como os outros Astrals, Shiva é baseado em um invocação recorrente na série Final Fantasy. Ela é a menor Astral, não muito maior que um humano normal. Ela é uma mulher de pele azul-clara, olhos roxos com sombra branca nos olhos, orelhas pontiagudas de élfos e protrusões semelhantes a chifres que se assemelham a pingentes de gelo. Ela tem longos cabelos prateados em tranças elaboradas e seu corpo é coberto por uma de renda que lembra uma lingerie. Ela tem mangas branca e uma gargantilha de filigrana feita de gelo. Shiva aparece como um grupo de deusas do gelo como as fadas, mas também apareceu como uma giganta.

Na versão chinesa, a aparência alterada da Shiva lhe dá um tom de pele mais humano e seu corpo é diferentemente texturizado para dar a impressão de um traje em vez de pele nua.

Avatar divino cuja forma terrena desmente seus poderes sobrenaturais. Envolta em mistério, ela chegou em Tenebrae por ocasião do nascimento de Lunafreya e permaneceu ao seu lado desde então, cuidando dela e guiando-a enquanto crescia. Gentiana prefere não interferir nas ocorrências cotidianas do mundo mortal, buscando apenas guiar o Rei e a Oráculo ao longo de seus respectivos caminhos.
Dossiê da Gentiana
Gentiana-Reveals-True-Identity-FFXV

Gentiana.

Shiva vive no mundo como Gentiana, a Sumo Mensageira que fica do lado do Oráculo Lunafreya Nox Fleuret. Considerando que o Oráculo pode comungar com os deuses para entregar a mensagem da humanidade para eles, Gentiana faz o mesmo para os deuses. Shiva parece capaz de coexistir em múltiplos corpos, como quando ela é invocada por Noctis, ela aparece como numerosas fadas glaciais, e quando seu colossal corpo de deusa do gelo foi derrubado pelo Império de Niflheim, Gentiana já morava na Mansão Fenestala em Tenebrae. Tem sido implícito que a razão pela qual Shiva agora aparece em uma forma menor é porque ela foi morta anteriormente.[1]. Se Gentiana é uma pessoa, cujo corpo Shiva está "pegando emprestado" depois de perder seu corpo corpóreo, ou se as duas sempre foram a mesma pessoa, é desconhecido. O perfil em Final Fantasy XV: Comrades descreve-a assim: "Ela é a verdadeira forma do espírito encarnado em Gentiana, usando tanto a sua forma celestial e corpo material para curar Eos da Doença das Estrelas".

Gentiana tem cabelos negros e lisos, na altura de seus ombros, cortado de forma reta, com uma franja reta logo acima de suas sobrancelhas. Seus olhos são cor de oliva, e possui heterocromia central, com seus olhos sendo castanhos próximos à íris. Ela veste um vestido totalmente negro, longo e volumoso, com mangas longas, com penas um pequeno corte em seu torso, formando um pequeno decote.

PersonalidadeEditar

Shiva estava fria para com a humanidade, mas quando ela viu a gentileza do deus Ifrit lhes dando gogo e dedicando amor aos humanos, ela se tornou mais compassiva e se apaixonou por Ifrit. No entanto, após a Guerra dos Astrais, Shiva perdeu sua fé na humanidade, depois de ver Luna dedicar sua vida a salvar as pessoas, Gentiana voltou a ser a deusa compassiva que ela era quando antes de perder a fé na humanidade.

Gentiana Version 1.16

Gentiana solta uma lágrima.

Como Gentiana, ela é calma e elegante. Ela às vezes mantém os olhos fechados, mesmo quando interage com as pessoas ao seu redor, relacionado à sua natureza clarividente. Fica ao lado de Lunafreya, orientando-a, mas geralmente escolhe ficar apenas observando ao invés de iniciar a ação. Ela muitas vezes se refere a si mesma e aos outros na terceira pessoa.

Quando Lunafreya agradece a Gentiana por entregar seus sentimentos não ditos a Noctis, ela se sente indigna da gentileza de Gentiana, embora tenha passado a vida salvando as pessoas. Gentiana solta uma única lágrima, profundamente tocada pela modéstia e abnegação de Lunafreya.

História Editar

Contos do passado e esperanças para o futuro são manifestados no Rei dos Reis. A bênção da Glacian será dele.
—Shiva
Ifrit-Shiva-Illustration-FFXV

Ifrit e Shiva.

Durante a Era do Calendário Antigo os Astrals estavam ativos em Eos. Os seres humanos foram criados à imagem dos astrais e, embora a maioria dos astrais fosse indiferente à existência frágil e efêmera do homem, o deus do fogo, Ifrit, admirava sua força de vontade. Concedendo à humanidade sua chama, uma civilização floresceu: Solheim. A benevolência de Ifrit aqueceu o coração de Shiva, que também passou a amar os humanos e se apaixonou por Ifrit.

Alguns Solheimianos começaram a se ver como superiores aos deuses e desprezaram suas bênçãos. Devido à traição percebida dos astrais pelo povo de Solheim, Ifrit declarou guerra contra eles, que ficou conhecida como a Guerra Astral. Os Seis juraram proteger Eos, mesmo um do outro, e assim os outros Astrais se voltaram contra Ifrit. O conflito foi amplificado pela aparição da Doença das Estrelas, uma praga que matou milhões, e Solheim entrou em colapso. O líder dos astrais, Bahamut, matou Ifrit, e Shiva perdeu sua fé na humanidade. O mundo foi deixado em ruínas após a guerra e os astrais caíram no sono.

FFXV TGS Gentiana

Gentiana.

Em M.E. 732 A Sumo Mensageira Gentiana mudou-se com a Casa Fleuret em Tenebrae após o nascimento de Lunafreya. Em M.E. 735, após o nascimento de Noctis Lucis Caelum, Gentiana se encontrou com uma jovem Lunafreya e lhe disse que ela deveria trabalhar com Noctis para trazer de volta a luz para o mundo, já que ele será o Verdadeiro Rei Lunafreya assegurou que ela iria. Movida pela determinação de Lunafreya e sua benevolência, a fé de Shiva na humanidade foi restaurada.

Quando um Noctis de oito anos de idade visitou Tenebrae em M.E. 744, ele fez amizade com a Lunafreya de doze anos de idade. Gentiana se encontrou com Noctis e ficou feliz que o Rei Escolhido e a Oráculo estivessem se aproximando.

Shiva Version 1.16

Shiva morta por Niflheim.

Em M.E. 745, Luna com 13 anos fez em um pacto com Shiva.[2] Shiva acordou na forma de uma giganta de gelo nas planícies do deserto ao redor de Gralea, a capital de Niflheim e sentiu que Ifrit estava em perigo, sendo procurado por um mortal para "levá-lo para longe da Luz". Ela liderou um ataque ao império, mas foi derrubada por sua infantaria magitek, resultando em uma anomalia ambiental: o deserto se transformou em uma vasta tundra presa em uma nevasca perpétua. Niflheim deu o evento a seu favor afirmando que haviam salvado suas terras de um inverno eterno ao derrubar Shiva.

Tendo perdido a maior parte do seu exército, Niflheim começou a desenvolver soldados magitek fortes o suficiente para lutar contra os astrais.,[3] e o principal pesquisador do império magitek, Verstael Besithia, estudou seus restos mortais para começar a construir uma arma que ele chama de "Godslayer". Os documentos de pesquisa de Fortaleza de Zegnautus, o laboratório imperial magitek, sugerem que a tecnologia imperial "Wallbreaker foi usada contra Shiva para enfraquecer seus poderes. . O cadáver da encarnação de Shiva permanece fora de Gralea, onde pode ser visto a bordo dos trens que passam pela capital imperial.

Alguns anos mais tarde, depois que outro mensageiro, Pryna, retornou a Lunafreya com 16 anos com informações sobre um menino de Insomnia chamado Prompto Argentum, Gentiana perguntou a Lunafreya se ela deveria investigar mais distante.

Luna-and-dogs-FFXV

Gentiana se encontra com Lunafreya fora de Insomnia.

Quando Lunafreya, com 24 anos, escapa da Insomnia na sequência do fracasso do tratado de paz assinado entre o império e Lucius, ela é recebida por Umbra, Pryna e Gentiana. Lunafreya detém o Anel dos Lucii, com instruções do Rei Regis para levá-lo para Noctis na esperança dele se tornar o Verdadeiro Rei. Gentiana acompanha Lunafreya para despertar Titan e Ramuh para que eles possam forjar pactos com Noctis.

Gentiana aparece para Noctis e sua comitiva para aconselhar o príncipe a enfrentar o julgamento de Ramuh, e se comunica com ele telepaticamente. A partir de então Gentiana está implícita em manter um olhar sobrenatural sobre eles, com ela às vezes aparece no fundo de fotos que o grupo tira. O irmão de Lunafreya, Ravus Nox Fleuret, envia uma escolta para buscar Lunafreya e Gentiana, e retornam para Tenebrae.

Luna and Gentiana Version 1.16

Gentiana promete a Lunafreya que Noctis saber de seus sentimentos.

Gentiana encontra Lunafreya chorando em um campo de sylleblossom. Ela afirma que Lunafreya não tem que esconder sua dor, porque ela não é diferente de todos os demais, mesmo com sua posição de oráculo. Gentiana promete entregar os sentimentos de Lunafreya a Noctis caso ela morra antes que ela possa contar a ele pessoalmente, já que comungar com os Astrais estão lentamente matando-a. Lunafreya é grata e Gentiana lança uma única lágrima.

Gentiana revela sua verdadeira natureza a Noctis quando ela congela temporariamente Ardyn a bordo do trem para Gralea, enquanto eles passam pelo cadáver de Shiva na Fenda de Ghorovas. Ela concede a Noctis seu poder, forjando um pacto com ele enquanto também concede o Tridente do Oráculo, uma das armas reais. A partir daí, Noctis pode invocar Shiva quando ele estiver em perigo. Shiva diz a Noctis sobre Ifrit e a Grande Guerra dos Antigos, pede a ele para salvar Eos como o Escolhido do Cristal, e para ele libertar seu amado, Ifrit. Quando Lunafreya faleceu durante o despertar do Leviathan, Shiva deixa Noctis saber o quanto ela o amava.

Gentiana-FFXV-Comrades

Gentiana em Angelgard.

Depois que Noctis desaparecer dentro do Cristal, o mundo fica envolvido na longa noite. A humanidade se junta para defender os restos da civilização à espera do retorno de Noctis como o Verdadeiro Rei. Gentiana se encontra com Coru Leonis, o marechal da unidade militar Guarda da Coroa], e confirma que Noctis retornará. Coru apaga a busca por ele. Os Astrals perdoam os Kingsglaive por traírem a coroa depois de provar que querem proteger o mundo. Shiva, ao lado dos outros astrais, aparece para os glaives escolhidas para proteger Angelgard, a ilha onde o verdadeiro rei deve despertar. Em sua forma gentiana, ela explica a um Glaive que, para permitir que Noctis desperte, eles devem defender Angelgard da escuridão.

Depois que Noctis retorna de seu sono de dez anos dentro do Cristal, ele encontra Libertus Ostium e alguns outros Glaives em Angelgard. Libertus quase entra em colapso, mas Gentiana o ajuda, e explica a Noctis que ele deve ir às ruínas de Insomnia para cumprir a profecia como o Verdadeiro Rei. Ela garante que seus caminhos se cruzarão novamente.

FFXV Shiva and Ifrit

Shiva derrota Ifrit.

Em Insomnia, Noctis se depara com Omega, uma antiga armadura magitek de Solheim e Gentiana aparece para explicar sua natureza para ele. Ardyn coloca vários obstáculos no caminho de Noctis, incluindo uma barreira em volta da Cidadela, mas o espírito de Lunafreya envia os astrais para derrubá-la. Nos portões da Cidadela, Ardyn chama Ifrit demoniaco para enfrentar Noctis e seus amigos. Como o golpe final, Noctis convoca Shiva, que rodeia o ferido Ifrit com seus múltiplos corpos. Voando para o céu, ela libera o Diamond Dust, congelando Ifrit, antes de matá-lo com um beijo, desejando que ele descanse, chamando-o de "querido".

Quando Noctis se senta no trono e invoca os reis do passado, os astrais aparecem e se transformam em energia, entrando no Anel dos Lucii ao lado de Noctis e dos reis. Shiva carrega o chifre cortado de Ifrit enquanto se dissipam.

Obtido Editar

Noctis obtém Shiva no final do capítulo 12.

Jogabilidade Editar

Invocação Editar

Prova de que Noctis recebeu a bênção de Shiva. A Glacian pode vir em seu auxílio em um momento de verdadeiro perigo.
—Descrição do item da Marca da Glaciar.
FINAL FANTASY XV - All Shiva Summon Attacks

Diamond Dust

A chance de invocar aparecerá aleatoriamente enquanto estiver em batalha, e o jogador pode invocar uma vez por batalha. Cada Astral tem seus próprios requisitos a serem considerados durante o "teste de invocação", que acontece a cada 10 segundos. A chance de invocação da Shiva aumenta para cada membro do grupo em perigo, e o tempo que o jogador gastou na batalha. Shiva precisa de algum espaço para ser invocado, mas pode ser invocado em qualquer lugar.

Gentiana-FFXV

Gentiana aparece.

Quando invocada, Gentiana aparece e congela a paisagem ao redor com sua presença. Ela se transforma em Shiva, que aparece ao lado de várias cópias de si mesma. As Shivas cercam um Noctis trêmulo e ela usa seu ataque exclusivo, Diamond Dust, para envolver os inimigos em um vácuo constante de ar super refrigerado. Shiva é a invocação mais poderosa, já que seus ataques atingem inimigos o maior número de vezes.

Sua invocação contra original o penúltimo chefe tem uma animação única.

FotosEditar

Gentiana-Photobomb-FFXV

Gentiana em uma foto.

Gentiana tem uma chance aleatória de aparecer nas fotográfias de Prompto do Capítulo 5 em diante. Tendo isto acontecido, a conquista Immortal Photobomb é obtida. Enquanto revê as fotos no acampamento, Noctis e os outros vão ficar intrigados com a presença dela. Às vezes ela não é aparente na foto, mesmo que o jogo considere que ela esteja na foto, com ela estando fora do quadro ou atrás de outros objetos.

Receita Editar

Gentiana cozinha aleatoriamente para o jogador em Final Fantasy XV: Comrades, e a receita é adicionado ao jogo principal no patch 1.2. Ela apresenta um prato conhecido como a Festa do Divino, uma receita inspirada wayo secchu nouvelle cuisine, que é a favorita de Ignis. Isso torna os clientes imunes a doenças de status e ataques de gelo e aumenta significativamente o HP.

Criação e desenvolvimentoEditar

Shiva-Global-vs-Chinese-FFXV

Comparação da versão global da shiva com a chinesa.

Gentiana-FFXV-Character-Model

Modelo de Gentiana.

Shiva tem um modelo de personagem diferente na versão chinesa, onde ela tem mais cor de pele humana e sua nudez é obscurecida com uma textura corporal diferente. A parte da animação de invocação onde Gentiana se transforma ainda mostra o modelo original de Shiva, no entanto.

Gentiana foi projetada por Roberto Ferrari, um designer de sub-personagem para Final Fantasy XV.[4] Em comparação com o conceito original de Ferrari, os desenvolvedores mudaram as roupas de Gentiana por motivos de roteiro, embora o novo vestido tenha mantido muito das duas versões que Ferrari havia desenhado (uma roupa formal e um vestido de festa). O rosto permaneceu inalterado. Ela originalmente tinha óculos de armação vermelha e uma armadura branca no braço e uma espada pesada ao seu lado. O papel original de Gentiana para Final Fantasy Versus XIII era de mensageira da Stella, e um ponto de contato entre os países de Tenebrae e Niflheim.[5]

Um modelo sem roupa de Gentiana existe,[6] usado para sua cena de transformação. Ela é vista de trás, então não é explícito no jogo.

A atriz de captura de movimento de Gentiana é Kaori Kawabuchi.

Voz Editar

Shiva e Gentiana são dubladas pela Sayaka Kinoshita nas versões japonesas de Brotherhood: Final Fantasy XV e Final Fantasy XV.

Em inglês, ela é dublada por Renee Faia.

Bahamut e Shiva são os únicos astrais ouvidos falando a língua humana, embora Shiva também use a linguagem astral. Quando ela fala na língua astral, o discurso é invertido.

GaleriaEditar

EtimologiaEditar

Shiva (também escrito Śiva) é um deus hindu. O Shiva Hindu uma vez salvou o mundo consumindo veneno, dando-lhe a pele azul ao redor da área do pescoço e da garganta. Shiva é um deus masculino, mas pode se fundir com sua consorte Parvati para se tornarArdhanarishvara, um andrógino deus hindu da dualidade. Shiva é o deus da destruição juntamente com Vishnu, que é o deus da preservação, e Brahma, o deus da criação. Juntos, eles são os três principais divindades da Trimurti (Tríade Hindu). Acredita-se que ele destrói periodicamente o mundo e o recria.

Shiva tem diferentes formas humanas, homens e mulheres. Quando ele estava em sua forma de avatar, ele passou a maior parte do tempo na montanha de neve do Himalaia. Shiva na série Final Fantasy é provavelmente inspirado por um de seus avatares femininos. Em Final Fantasy XV, Shiva também assume diferentes formas, aparecendo como uma giganta, um rebanho de duendes mais altos que humanos, e até como um humano.

Gentiana é um gênero de plantas com o nome do rei Ilírio Gentius, que pode ter descoberto suas propriedades curativas. Sylleblossom é uma flor azul nativa da terra de Tenebrae associada a Lunafreya em Final Fantasy XV.

TrivialidadesEditar

Shivas-Corpse-On-The-Map-FFXV

Shiva no mapa.

  • Se o jogador olhar o mapa quando o trem parar perto do cadáver da Shiva, o contorno do corpo dela será visível.
  • Não é possível rotacionar Shiva no Bestiário.
  • A entrada do bestiário de Shiva tem diferenças entre diferentes traduções. A versão japonesa a menciona como o "oposto do Ifrit", e simplesmente afirma que ela foi derrotada por Niflheim. A versão em inglês afirma que a morte dela foi apenas "corpórea". A versão alemã diz que Shiva era amante de Ifrit antes de enlouquecer.
Cosmogony-Illustration-FFXV

Ilustração do Cosmogony.

  • Versões aladas de Umbra, Pryna e Gentiana aparecem em uma ilustração do livro Cosmogonia que o jovem Noctis tinha em Tenebrae. Isso ilustra como os Mensageiros sempre ajudaram as duas linhagens reais de Fleuret e Lucis Caelum.
  • No Patch 1,00, Bahamut falou em linguagem astral, mas isso foi mudado para a linguagem humana na atualização de lançamentp. Quando Noctis originalmente conheceu Shiva, ela não falou, mas uma cena foi adicionada em um patch que Shiva contou a Noctis a história da Grande Guerra dos Antigos, e ela usa a linguagem humana. Isso faz com que Bahamut e Shiva sejam os únicos astrais que ouviram falar a linguagem humana. Shiva originalmente falava em linguagem astral durante a batalha contra o penúltimo chefe, e Noctis traduziu o que ela disse para os outros. A partir do patch 1.21, Shiva fala a língua humana, e a mensagem também é diferente: quando ela falou na língua Hexatheon, ela pediu a Noctis para trazer a luz. Em linguagem humana, ela pede ao seu amor para descansar em paz.
  • Gentiana fica em uma sacada no Moogle Chocobo Carnival. Se o jogador usar o bug do Armiger para voar até ela e usar uma Mega Poção perto dela, ela será curada por 3992 HP.[7]

Links externosEditar

ReferênciasEditar

  1. Jp2En: Novas informações divulgadas em um evento de fãs em 1 de julho, 2017 (Accessed: junho 16, 2018) at A Bit Of Laughter at Tumblr
  2. Final Fantasy XV Ultimania Scenario Side (Accessed: junho 16, 2018) at The Lifestream
  3. Final Fantasy XV Scenario Ultimania Translation Project — History of Eos (Accessed: junho 16, 2018) at Medium
  4. https://www.facebook.com/944530178952674/photos/a.944772262261799.1073741828.944530178952674/960156294056729/?type=3
  5. Artist Roberto Ferrari fala sobre seus designs em Final Fantasy XV (Accessed: junho 16, 2018) at NovaCrystallis
  6. https://twitter.com/DickWhitehouse/status/833899306075582464
  7. FINAL FANTASY XV - Gentiana cortada de ser um personagem jogável ou se tornará jogável em um futuro próximo? (imagem)