Hmph! Você não é nem mesmo tão bonito quanto eu imaginei que seria...
—Matoya, ao recuperar sua visão

Matoya (マトーヤ, Matōya) é uma bruxa do Final Fantasy original que vive em uma caverna. Ela não consegue enxergar sem o uso de um Olho de Cristal especial, que foi roubado pelo feiticeiro Astos. Os Guerreiros da Luz conseguem recuperar o olho de cristal dela ao derrotar o elfo escuro Astos e ela os ajuda a despertar o Príncipe de Elfheim.

Referências[editar | editar código-fonte]

Final Fantasy IX[editar | editar código-fonte]

Descrição da Poção Bela.

Uma missão durante o jogo envolve encontrar três poções para restaurar Cid, que foi transformado em um oglop. Contudo, as poções não funcionam e ao invés disso transformam-no em um sapo. A descrição dessas poções fazem referência ao Livro da Matoya.

Final Fantasy X[editar | editar código-fonte]

Uma das Katana com afinidade mágica usadas por Auron é chamada "Matoya's Blade" na versão em Inglês do jogo, enquanto seu nome Japonês é "Ecstacy".

Final Fantasy XII[editar | editar código-fonte]

Uma lenda escrita no Bestiário menciona o nome Matoya como uma profeta na lenda de Ahnas o Santo.

Final Fantasy XIV[editar | editar código-fonte]

Matoya aparece em Final Fantasy XIV como uma personagem chave durante as últimas partes do cenário principal da expansão Heavensward. Ela é uma poderosa sábia Sharlayan que já foi rival de Louisoix Leveilleur e a antiga mentora de Y'shtola Rhul. Ela vive com sapos e vassouras encantadas em sua caverna, localizada em Dravanian Hinterlands. Um arranjo de seu tema, "Matoya's Cave", toca no local onde ela fica.

Final Fantasy Tactics[editar | editar código-fonte]

A Caverna de Matoya mencionada em Tactics.

De acordo com a descrição da Maravilha Caverna da Matoya, Matoya foi uma famosa taumaturga da corte dos Ronkans. Contudo, quando ela criou o Enthralled, foi acusada de bruxaria e passou a morar em uma caverna. Na tradução para o Inglês de 1998, o Enthralled era um demônio e Matoya foi descrita tanto como "ele" quanto como uma "Feiticeira".

Dissidia Final Fantasy[editar | editar código-fonte]

Matoya faz uma participação especial como uma das tutoras dos manuais de Dissidia que aparecem no jogo. Ela explica o calendário do jogo.

Matoya é também o nome de uma Ghost Card que o jogador pode lutar. Sua Ghost Card é um Warrior of Light de Nível 100 que possui a Purple Gem e o Crystal Eye para serem obtidos pelo Battlegen, sendo o último desses uma referência ao item que Matoya perde em Final Fantasy.

Galeria[editar | editar código-fonte]