Coisas sujas se escondem em lugares esquecidos.
Porom
Centra Ruins 2

Centra Ruins é uma masmorra do Final Fantasy VIII.

Uma masmorra ou calabouço (ダンジョン, Danjon?. Dungeon em inglês) é um elemento do jogo na série Final Fantasy onde o jogador explora e obtém tesouros enquanto derrota inimigos. Masmorras geralmente são cavernas ou ruínas antigas. O final geralmente tem um objetivo: um artefato a ser obtido, um chefe a ser derrotado ou uma cutscene a ser vista. Às vezes a história só pode progredir ao completar uma masmorra e às vezes elas são opcionais.

Masmorras geralmente são acessadas através do mapa-múndi, mas em alguns casos elas são acessadas via outras masmorras menores, seja por passagens ou dispositivos de túneis, ou em alguns casos raros, o jogador é levado a uma masmorra devido a um evento do enredo.

A masmorra final é a área onde o chefe final reside. A maioria dos jogos também apresentam masmorras opcionais secretas que possuem tesouros preciosos ou super-chefes incrivelmente fortes.

Aparições Editar

Final Fantasy Editar

Chaos Shrine

Chaos Shrine: a primeira masmorra da série.

Cada masmorra tem um artefato importante e um chefe, com exceção da primeira masmorra, Chaos Shrine, e Mirage Tower que é meramente uma passagem para Flying Fortress.

Lista de masmorras:

Final Fantasy II Editar

Dreadnought II

Dreadnought.

Quase todas as masmorras tem um chefe, um item chave a ser obtido ou uma cutscene a ser vista. Final Fantasy II foi o primeiro a apresentar um ponto sem retorno nas masmorras. Devido a jogabilidade baseada na história, muitos eventos acontecem nas masmorras.

Lista de masmorras:

Final Fantasy III Editar

Temple of Time

Temple of Time.

Final Fantasy III segue a consistência da série, tendo um chefe por masmorra e foi o primeiro a apresentar uma masmorra opcional e cutscenes em cada uma delas. Em algumas masmorras, o grupo é forçado à induzir um status de doença para transfigurar o grupo para que possam entrar, como em Subterranean Lake ou Tower of Owen.

Lista de masmorras:

Final Fantasy IV Editar

LunarRuins-Entrance

Lunar Ruins.

Os membros do grupo muitas vezes saem ou se juntam ao grupo dentro da masmorra.

Lista de masmorras:

Final Fantasy IV -Interlude- Editar

As masmorras não podem ser revisitadas depois de deixar a área via Falcon, porque o jogo é curto e linear.

Lista de masmorras:

Final Fantasy IV: The After Years Editar

TAY PSP Tower of Trials Dungeon

Tower of Trials.

Cada masmorra do Final Fantasy IV, com a exceção de Giant of Babil, retornaram. Enquanto muitas masmorras retornaram intocadas, novas foram adicionadas, e algumas existentes foram expandidas. Uma nova série de masmorras opcionais chamadas Challenge Dungeons aparecem na história de cada personagem.

Lista de adições:

Final Fantasy V Editar

Drakenvale Dragon Grass

Drakenvale.

Na época de Final Fantasy V, os eventos do enredo se tornaram mais comuns no final das masmorras do que na aquisição de itens chave.

Lista de masmorras:

Final Fantasy VI Editar

Fanatics

Cultists' Tower.

O uso de masmorras como caminhos é comum em World of Balance, enquanto World of Ruin é cheio de masmorras opcionais que recompensam com personagens jogáveis e, em casos raros, magicites.

Lista de masmorras:

Final Fantasy VII Editar

Cave of the gi2

As profundezas de Cave of the Gi.

Muitas masmorras parecem como uma passagem ou uma masmorra opcional. Os itens são mais escassos do que nos jogos anteriores.

Lista de masmorras:

Final Fantasy VIII Editar

TomboftheUnknownKing

Tomb of the Unknown King.

Final Fantasy VIII tem menos locais do que os anteriores, então as masmorras terminam em eventos do enredo ou são opcionais. Muitas das masmorras mais tarde no jogo são pontos sem retorno. Únicas até esse ponto na série, muitas das áreas de cidade também oferecem uma jogabilidade como se fosse uma masmorra, ao ter que completar objetivos e matar monstros, antes de voltarem a ser cidades.

Lista de masmorras:

Final Fantasy IX Editar

Iifa Tree Depths

Iifa Tree.

Final Fantasy IX tem muitas masmorras quando comparado ao seu antecessor, em um padrão semelhante aos jogos anteriores da série.

Lista de masmorras:

Final Fantasy X Editar

Final Fantasy X não tem muitas masmorras, já que o mapa-múndi foi abolido. Via PurificoMt. Gagazet, e Inside Sin são masmorras obrigatórias. Cloisters of Trials também tem a aparência de uma masmorra e requer completar uma tarefa para continuar com a história. Cavern of the Stolen Fayth e Omega Ruins são masmorras opcionais.

Final Fantasy X-2 Editar

Via Infinito2

Via Infinito.

Final Fantasy X-2 introduz mais masmorras, mas remove Omega Ruins.

Final Fantasy X-2: Last Mission Editar

Final Fantasy XI Editar

Final Fantasy XI tem muitas áreas de masmorra distintas por inimigos que reaparecem mais lentamente, os jogadores sendo capazes de usar a magia Escape e os chocobos não entrando nelas. Quase todas as masmorras estão em um ponto usado em uma missão:

Masmorras originais Editar

Rise of the Zilart Editar

Chains of Promathia Editar

Treasures of Aht Urhgan Editar

Wings of the Goddess Editar

Seekers of Adoulin Editar

Final Fantasy XII Editar

Tomb-of-Raithwall-Magick-Stairs

Tomb of Raithwall.

As masmorras podem ser distintas pelas áreas que não podem ser acessadas via Strahl.

Lista de masmorras:

Final Fantasy XII: Revenant Wings Editar

Sendo um jogo de estratégia em tempo real, Final Fantasy XII: Revenant Wings não é considerado possuidor de muitas masmorras, uma vez que, como na sub-série Tactics, a jogabilidade é restrita às batalhas. Well of Whispered Oaths tem vários inimigos, tesouros e andares, então pode ser considerado uma masmorra legítima.

Final Fantasy XIII Editar

Faultwarrens

Faultwarrens.

O conceito tradicional de masmorra na maior parte não existe em Final Fantasy XIII. Em Grand Pulse, no entanto, existem algumas áreas opcionais que o jogador pode explorar, com Faultwarrens sendo o mais próximo de uma masmorra tradicional de Final Fantasy.

Final Fantasy XIII-2 Editar

Semelhante ao Final Fantasy XIII, o jogo não possui áreas de masmorra claras. No entanto, Augusta Tower retorna às clássicas masmorras torre da série com seus queba-cabeças.

Lightning Returns: Final Fantasy XIII Editar

Temple-of-the-Goddess-Platforms

Temple of the Goddess.

Lightning Returns: Final Fantasy XIII retorna a uma jogabilidade em estilo masmorra mais típica. Para completar a missão principal da área, o jogador geralmente precisa derrotar o chefe no final de uma masmorra.

Lista de masmorras:

Final Fantasy XIV 1.0 Editar

Final Fantasy XV Editar

Final Fantasy Tactics Editar

Deep Dungeon 3

Midlight's Deep.

Final Fantasy Tactics não tem masmorras do sentido tradicional, já que a jogabilidade é limitada às batalhas e ao mapa-múndi. Midlight's Deep no entanto, é dita como sendo uma grande masmorra. Para alcançar todos os dez níveis o jogador precisa encontrar a saída em meio as batalhas de cada nível. No nível inferior está o super-chefe solitário do jogo, Elidibus.

Final Fantasy Type-0 Editar

Knowing-Tags-Mount-Jubanla-Type-0-HD

Mount Jubania.

As masmorras geralmente são opcionais, e podem haver tarefas dadas pelos NPCs para derrotar os monstros dentro delas, ou para obter certos itens. Nas masmorras uma seta de missão conduz o jogador para a sala da batalha final, e uma vez que os inimigos são derrotados, a seta conduz o jogador de volta para a entrada. Ao longo da masmorra, o jogador pode coletar tesouros e colecionáveis, os mais comuns sendo as Tags do Conhecimento. Muitas masmorras tem inimigos de alto nível, eles são melhores abordados no New Game Plus.

Lista de masmorras:

Final Fantasy Mystic Quest Editar

FFMQ Ice Pyramid F5 Area 1 - Inside

Ice Pyramid.

Itens consumíveis e munição são encontrados dentro dos baús de madeira marrons espalhados pelas masmorras que reaparecem ao sair para o mapa-múndi. Os monstros também reaparecem da mesma forma que os baús.

Lista de masmorras:

Theatrhythm Final Fantasy Curtain Call Editar

Shrine TFFCC

Santuário.

Um "Santuário", que se parece muito com uma masmorra, aparece como a Sequência de Música de Campo em vários temas finais de masmorras ao longo da série:

  • Sunken Shrine (de Final Fantasy)
  • Tower of the Magi (de Final Fantasy II)
  • The Castle (de Final Fantasy VIII)
  • Via Purifico (de Final Fantasy X)
  • Heaven's Tower (de Final Fantasy XI)
  • The Bevelle Underground (de Final Fantasy X-2)
  • The Farplane Abyss (de Final Fantasy X-2)
  • Eclipse (de Final Fantasy XIII-2)

Final Fantasy Adventure Editar

Cada masmorra contém inúmeros inimigos, e alguns inimigos encontrados em masmorras anteriores continuarão aparecendo nas masmorras posteriores.

Lista de masmorras:

Final Fantasy Legend II Editar

Cada masmorra contém itens importantes e às vezes um chefe a ser derrotado. Incontáveis itens, armas e armaduras podem ser encontrados ao longo dessas masmorras:

Lista de masmorras:

Final Fantasy Legend III Editar

Quase todas as masmorras tem um chefe para derrotar e/ou um item importante a ser obtido. Há também um número de masmorras opcionais para explorar que são simples de navegar e contém tesouros valiosos.

Lista de masmorras:

Final Fantasy Dimensions Editar

Bravely Default Editar

A maioria das masmorras são opcionais, já que elas só podem ser encontradas durante as missões secundárias.

Lista de masmorras:

Bravely Second: End Layer Editar

A maioria das masmorras de Bravely Default retornam, juntamente com algumas novas.

Lista de masmorras:

Final Fantasy Record Keeper Editar

Temas musicais Editar

A série no início tinha um tema "Dungeon", mas com a evolução da série, cada masmorra começou a ter seu próprio tema de fundo. Em jogos em estilo compilação como o Final Fantasy Record Keeper, o material de origem determina o tema da masmorra.

No Final Fantasy Record Keeper, as faixas de música originais em 8-, 16- e 24-bits são usadas, apesar de muitos jogos terem remasterizado e regravado, aumentando a sensação de nostalgia para o jogo.

Trivialidades Editar

  • No Final Fantasy XV, as portas seladas que levam às masmorras opcionais tem muitas semelhanças com Cavern of Remembrance de Kingdom Hearts.
    • Ambas são missões secundárias opcionais que rendem itens poderosos.
    • Monstros ou Heartless/Nobodies encontrados nessas áreas são parecidos em aparência, se não forem os mesmos, com os monstros e Heartless/Nobodies encontrados no mundo exterior. A única diferença é que eles são muito mais poderosos.