Final Fantasy Wiki
Advertisement

Por muito tempo eu esperei isso, o dia em que você viria. A tragédia que se desenrola agora me dói mais do que você pode imaginar. Para acabar com isso, eu vou presenteá-lo com minha luz. Embora ao fazê-lo, eu me condenarei à uma tristeza maior ainda.
—Voz de Kluya no Monte da Provação.

Kluya (クルーヤ, Kurūya?), também conhecido como KluYa, é um personagem de Final Fantasy IV. Enquanto ele nunca é visto nas versões iniciais, a versão 3D expande seu passado e relação com o Planeta Azul e, portanto, revelando-o pela primeira vez.

História[]

Cecil falando com Kluya no Monte da Provação.

Arte conceitual de Kluya e Cecilia (DS).

Kluya é um Lunariano da Lua, e é o irmão mais novo de Fusoya. Ele ficou muito interessado na Terra, e acabou por se instalar lá. Ele se apaixonou por uma humana chamada Cecilia e se tornou pai de dois filhos: Theodor, que nasceu da escuridão, e Cecil Harvey, que nasceu da Luz. Ele trouxe consigo para a Terra a Lunar Whale, que ele selou perto de Mysidia, e ensinou à humanidade a tecnologia e a magia, incluindo a capacidade de construir aeronaves e a Passagem do Diabo.

Kluya e Theodor.

Uma noite, Kluya foi para fora incomodado com alguma coisa e olhou para a lua, só para ver seu filho Theodor do lado de fora. Theodor notou que seu pai adorava olhar para as luas e perguntou à Kluya a razão. Kluya simplesmente respondeu: "Eu vou te dizer quando você ficar mais velho." Ele disse para Theodor voltar para a cama e depois inclinou a cabeça para baixo em luto. Na manhã seguinte, os amigos e a família de Kluya o encontram morto fora de sua casa.

Momentos finais do Kluya.

Um aldeão disse a Theodor e Cecília que ele foi atacado e ferido mortalmente por uma facção rival de moradores que não concordavam com os seus ensinamentos. Theodor tentou lançar Cure, mas foi incapaz de realizar. Cecilia morreu mais tarde no trabalho de parto dando à luz a Cecil. Theodor, que estava sendo controlado por Zemus, tornou-se Golbez, e levou seu irmão e o abandonou em Baron.

Kluya foi aludido pela primeira vez no Monte da Provação, embora o jogador não saiba disso ainda (Palom e Porom, no entanto). Uma luz misteriosa que aparece quando Cecil vai se tornar um Paladino e o chama de "meu filho". O Cecil não descobre oque isso realmente quer dizer até que ele chegue na Lua. Neste ponto, torna-se evidente que Golbez e Cecil estão relacionados, bem como os dois estando relacionado com Fusoya.

Algum tempo depois dos eventos do jogo, Kain Highwind treina no Monte da Provação e ouve a voz de Kluya chamando por ele. Kain entra na câmara espelhada onde Cecil tornou-se um Paladino, onde Kluya diz que ele vai sentir uma dor intensa assim como Cecil sentiu. O reflexo de Kain sai do espelho e o ataca. Kain perde, e a câmara espelhada é quebrada quando o Kain Sombrio foge para o mundo exterior.

Em Final Fantasy IV: The After Years, quando Golbez e FuSoYa oram para a Lunar Whale vir à Lua Vermelha, Kluya reza com eles. A Lunar Whale acorda e voa para eles. Buscando respostas e se preparando para uma crise, o Ancião de Mysidia envia Porom para o Monte da Provação para encontrar Kain e recrutá-lo para defender Mysidia se alguma coisa acontecer. Porom e uma escolta de magos entram na câmara espelhada para vê-la danificada, e ao sair eles se encontram com o Kain sombrio achando que ele era o verdadeiro Kain. Mais tarde no jogo, Kain mais uma vez enfrenta seu lado escuro e desta vez o derrota, aceitando sua escuridão e absorvendo-o. Kluya reconhece o espírito de justiça em Kain e transforma-lo em um Soldado-Dragão Santo em reconhecimento de seus treinamentos.

O destino de Kluya é desconhecido, quando Porom entra na câmara espelhada, Kluya diz a ela, um tanto paradoxalmente, "Eu... estou prestes a desaparecer... Mas meu espírito... nunca será extinto".

Habilidades[]

Kluya é conhecido por ser um mago com algum poder, como quando ele veio para o Planeta Azul, trouxe com ele os segredos da mágica que ele ensinou para os moradores da Vila da Névoa. Além disso, ele parece possuir um certo grau de poderes sagrados, como ele foi capaz de, após a morte, transformar Cecil em um Paladino, e mais tarde Kain num Soldado-Dragão Santo.

Curiosidades[]

  • Cid Pollendina foi originalmente creditado com a invenção da aeronave depois de ter decifrado a arte de flutuação de um texto antigo (possivelmente de origem Lunar), mas isto foi desconectado ou ignorado na remake Nintendo DS.
  • Nas remakes Dawn of Souls e 20th Anniversary do primeiro Final Fantasy, KluYa é um dos nomes que o jogado pode escolher para o Red Mage.
  • Em Dissidia 012 Final Fantasy, há um material chamado "Kluya's Beard".
Advertisement