Balthier ffxiirw.png Balthier: "Temo que o júri ainda esteja em sessão."

Final Fantasy XIV: Endwalker é a quarta expansão de Final Fantasy XIV. Ela foi anunciado em fevereiro de 2021, com lançamento previsto para a primavera do mesmo ano. A expansão leva os jogadores Radz-at-Han, Garlemald e para a Lua.

O subtítulo japonês, (暁月の終焉(フィナーレ), Gyōgetsu no Fināre?) literalmente se traduz como "Dawnmoon Finale". Isso, junto com o subtítulo em inglês, pretende representar o final da história principal até aquele ponto.

História[editar | editar código-fonte]

Ainda obscurecido por seu triunfo no Primeiro, o Guerreiro da Luz e os Scions of the Seventh Dawn estão finalmente em casa. Uma calamidade ainda maior foi se formando em sua ausência; um segundo advento dos Dias Finais. Devem todos se desesperar, a miríade de conflitos que agora devastam a terra não podem deixar de prever o fim da vida na Fonte.

Acredite na fé daqueles que caminham ao seu lado, e viaje cada vez mais alto, até para as próprias estrelas no céu.
Site oficial

Definido como o fim da história de Zodiark e Hydaelyn, ao contrário das outras expansões, Endwalker concluirá sua história dentro do Main Scenario Quest da expansão, ao invés dos patches posteriores. Os patches subsequentes irão, em vez disso, iniciar um novo arco de história no Final Fantasy XIV.

Recursos[editar | editar código-fonte]

Endwalker verá os jogadores explorando as regiões de Thavnair, o grande continente de Ilsabard e a Lua. Com duas novas cidades introduzidas, Radz-at-Han e uma cidade ainda não anunciada.

Duas novas classes serão introduzidas: Sages, os healers de escudo que empunham Nouliths aprimorados etericamente e uma classe DPS Melee ainda não revelada, que começam no nível 70. O nível limite para todas as disciplinas, excluindo as classes limitadas, será aumentado para 90. Os equipamentos de cinto serão removidos, com seus slots de equipamento movendo-se para outros tipos de equipamento no Armoury Chest. Além disso, para acomodar a introdução de Sage como um Healer baseado em barreiras, o Astrologian receberá ajustes, tornando-os Healers puros semelhante aos White Mages.

Novas masmorras e trials serão incluídos no lançamento, incluindo uma luta com Anima, com atualizações para o Trust System e a adição de Estinien Wyrmblood. Uma nova série de Raids, intitulada Pandæmonium, envolvendo o Ascian Lahabrea e uma série Raid de aliança também serão adicionadas. Além disso, novas missões de tribo estarão disponíveis com os Matanga da tribo Arkasodara.

Começando com 6.0, e após a Restauração Ishgardiana, um novo distrito residencial estará disponível para os jogadores explorarem, e seguindo em 6.1, os jogadores poderão comprar casas dentro desses distritos. Um novo tipo de conteúdo, o Island Sanctuary será lançado na versão 6.0, permitindo aos jogadores fazerem uma pausa nas aventuras para uma série de atividades, incluindo agricultura e criação de animais, e este recurso será atualizado durante todo o ciclo de patchs 6.x.

As estatísticas serão ajustadas com o lançamento de 6.0, para "achatar" os números para baixo, para evitar quebrar e agilizar os cálculos de danos. Isso não afetará a eficácia dos personagens, pois a vida e os danos dos mobs serão proporcionalmente ajustados.

Desenvolvimento[editar | editar código-fonte]

Final Fantasy XIV: Endwalker foi provocado pela primeira vez em 1º de janeiro de 2021 em uma postagem Lodestone, com o anúncio de um showcase no início do ano e um poema:[1]

Nossa progênie talvez nunca saiba
Por que olhamos para o céu,
Nem por que cavamos por verdades lá embaixo;
Suportamos seu desprezo ou os vemos morrer.
—Do diário de um homem decidido[1]

Principais atualizações[editar | editar código-fonte]

Patch 6.1[editar | editar código-fonte]

O patch 6.1 foi mencionado ao revelar a introdução da raid Dragonsong War (Ultimate), que foi originalmente planejado para ser lançado no patch 5.55, mas foi adiado para o patch 6.1 devido a complicações relacionadas ao COVID-19. A area residêncial de Ishgard também estará disponível durante este patch.

Galeria[editar | editar código-fonte]

Artes
Renders
Cenas do trailer
Capturas de tela
Arte de locais

Links externos[editar | editar código-fonte]

Referências[editar | editar código-fonte]

  1. 1,0 1,1 Naoki Yoshida (1 de Janeiro de 2021). New Year's Greetings!. The Lodestone. Square Enix. Archived from the original on 8 de Fevereiro de 2021.