Fatos sobre os jogos

…nas versões mais modernas do Final Fantasy original, existe um túmulo em Elfheim com os dizeres "Aqui jaz Link", referenciando a série The Legend of Zelda da Nintendo?

Final Fantasy II foi o primeiro jogo da série a incluir personagens temporários na party?

Final Fantasy II foi o primeiro jogo da série principal a não utilizar o sistema de níveis para evolução dos personagens?

…a versão para NES de Final Fantasy II possui o menor inventário da série, suportando apenas 32 itens individuais? Isso é agravado ainda mais pelos Itens Chave também ocuparem o inventário, restando apenas 18 espaços ao final do jogo.

Final Fantasy II foi o primeiro jogo da série a conter uma batalha que o jogador deve perder?

Final Fantasy III foi o primeiro jogo da série a conter Magia de Invocação?

…o Final Fantasy III original foi o primeiro jogo da série a redirecionar automaticamente os ataques físicos? Antes disso, caso um membro atacasse um inimigo que já havia sido derrotado, resultaria em um ataque perdido.

Final Fantasy IV foi o primeiro jogo da série a conter elementos românticos entre os personagens jogáveis?

…desde Final Fantasy IV, cada jogo da série principal teve exatamente três personagens fixas femininas na party (com exceção dos jogos online e de Final Fantasy XV)?

Final Fantasy V foi o primeiro jogo da série com espaço ilimitado no inventário?

Red XIII é o único personagem jogável quadrúpede da série?

Final Fantasy VIII foi o segundo jogo a envolver viagem no tempo?

Final Fantasy VIII foi o primeiro jogo da série a utilizar modelos com proporções realísticas para os personagens e captura de movimentos para fazer suas animações?

…a demonstração de Final Fantasy VIII recebeu classificação adulta na América do Norte?

Fatos sobre personagens

Sarah é um nome recorrente para princesas na série?

Cid Pollendina foi o primeiro "Cid" jogável da série?

Faris Scherwiz foi planejada originalmente como uma personagem apostadora e, ao ser alterada para uma pirata, seu conceito inicial foi usado como inspiração para Setzer Gabbiani?

Aerith Gainsborough tem o maior número de dubladores da série?

…o primeiro nome de Aerith Gainsborough foi escrito como "Aeris" em Final Fantasy VII?

Terra Branford foi a primeira personagem principal feminina da série?

Zidane Tribal foi o primeiro protagonista da série a ser um Ladrão?

Fatos sobre magias/invocações/itens

Poison é o status negativo mais recorrente na série, aparecendo em todos os jogos?

Holy foi chamado de "Fade", "White" e "Pearl" em Final Fantasy, Final Fantasy IV e Final Fantasy VI, respectivamente, devido à censura?

…os nomes dos Espers de Final Fantasy XII são referências a antigos vilões e invocações da série, com exceção de Shemhazai?

…"Esper" foi o primeiro nome alternativo usado para monstros invocados?

Crusader era chamado "Jihad" na versão japonesa de Final Fantasy VI e renomeado devido à censura?

…a espada de Odin é chamada Zantetsuken?

…é possível invocar um Wyvern na batalha em Final Fantasy II, tornando-o a primeira criatura invocável da série?

Meteor é um elemento importante da história de Final Fantasy IV, Final Fantasy VII e Final Fantasy XIV?

…em Final Fantasy V e Final Fantasy VI, Phoenix é um elemento da história e é obtido através de quests envolvendo personagens próximo aos personagens principais?

Fatos sobre classes/equipamentos/locais/variedades

Excalibur aparece em todos os jogos da série Final Fantasy principal, com exceção de XIII, e em vários spinoffs?

…a Masamune aparece em todos os jogos da série Final Fantasy principal, com exceção de Final Fantasy XIII?

…a Ultima Weapon geralmente é a arma mais forte nos jogos em que aparece?

Equipamento de Mythril é o tipo mais recorrente e variado da série?

…os equipamentos Onion apareceram tanto como os mais fortes quanto os mais fracos?

…a espada recorrente Ragnarok tira seu nome da batalha na mitologia nórdica que destruirá o mundo?