Final Fantasy V é o quinto jogo da série Final Fantasy produzido pela Square Co., Ltd., originalmente lançado para o Super Famicom no Japão em 1992 e, desde então, foi relançado no Japão e no oeste no PlayStation em 1998, no Game Boy Advance em 2006, no iOS e Android em 2013 e no Microsoft Windows via Steam em 2015. Foi dirigido por Hironobu Sakaguchi, com Yoshitaka Amano fornecendo o design de personagem e Nobuo Uematsu compondo a trilha. Foi a única parcela no Super Nintendo Entertainment System que não foi lançada fora do Japão, com Final Fantasy IV e Final Fantasy VI ambos lançando na América do Norte intitulado Final Fantasy II e Final Fantasy III, respectivamente. Foi o primeiro Final Fantasy a usar kanji no texto, além de hiragana e katakana.

O jogo se passa em um cenário de fantasia medieval, e se concentra em um grupo de quatro estranhos reunidos pelas circunstâncias para salvar os Cristais que misteriosamente começaram a se quebrar. Quem está por trás do fenômeno é o antagonista Exdeath, como parte de um plano para se libertar da prisão e ganhar o poder do Vazio, um reino de nada, que poderia conceder poder absoluto a alguém capaz de resistir a ser absorvido por ele. Os quatro se tornam os Guerreiros da Luz e voltam suas atenções para derrotar Exdeath e impedir que as energias do Vazio consumam seu mundo.

O recurso principal de Final Fantasy V é o sistema de jobs, que permite que cada um dos quatro personagens mude para um das vinte e duas classes e domine suas habilidades e stats. Os quatro podem usar as habilidades de sua classe atual e quaisquer habilidades dominadas que tenham equipado de outras classes. Batalhas são travadas usando o sistema Active Time Battle. Grande parte da estratégia gira em torno de misturar combinações de tarefas ou aprender as habilidades certas de uma classe para usar em combinação com habilidades de outra classe.

Final Fantasy V teve uma grande influência na série. O sistema de classes inspirou jogos posteriores, incluindo Final Fantasy Tactics, Final Fantasy XI e Final Fantasy X-2. Também introduziu muitas convenções na série, como o Blue Mage, e o mini-chefe recorrente na forma de Gilgamesh, que apareceu em muitos jogos desde então. O anime, Final Fantasy: Legend of the Crystals, é uma sequência em OVA de Final Fantasy V, que ocorre duzentos anos após os eventos do jogo.

Jogabilidade Editar

Arquivo:FFV SNES Job Menu.png

A jogabilidade geral é um sistema de combate e gerenciamento baseado em menus que permite ao jogador equipar, curar e alterar a classe selecionada de cada personagem fora da batalha, além de salvar o progresso do jogagor.

As batalhas são tomadas principalmente em encontros aleatórios, scripts e chefes, enquanto percorre o mapa do mundo e dungeons. Os comandos de batalha apresentam um ataque físico básico com a(s) arma(s) equipada(s), comando de habilidades especiais (como magia) ativadas pelo sistema de classes e um conjunto de itens, embora o jogador também possa tentar fugir de muitos encontros normais.

O principal recurso da jogabilidade é o sistema de classes renovado de Final Fantasy III, permitindo que todos os membros do grupo dominem potencialmente até vinte e duas classes. O jogador começa como "Freelancer" e, quando viajam para novos locais de Cristal, a grupo adquire novas classes.

Uma forma separada de Experiência, ABP, é introduzida para o avanço dos níveis de classe dos personagens, enquanto eles continuam ganhando regularmente Pontos de Experiência. À medida que as classes aumentam, novas habilidades ficam disponíveis para o personagem usar em uma nova forma de personalização. O sistema introduz um método simplificado de "multi-classing", permitindo que cada personagem aprenda habilidades específicas e carregue uma ou duas quando mudar de classe. A natureza dessas habilidades varia; enquanto alguns servem como comandos em batalha, outros podem ser inatos à classe ou ativados automaticamente quando as condições são atendidas, como a habilidade "Caution" do Thief, que impede emboscadas de inimigos.

O grupo possui quatro estatísticas básicas: Força, Agilidade, Resistência e Magia, que são determinadas pelas estatísticas básicas do personagem e pelas estatísticas de sua classe atualmente equipadas. Por exemplo, se Bartz for um Knight, sua Força será sua estatística base (4) mais a estatística base do Knight (47). Certas habilidades também garantem um aumento de Magia (por exemplo, se um Monk tiver White Magic equipada, a White Magic aumentará seu status de Magia, melhorar sua capacidade de curar). O maior dos dois valores é usado. Quando uma classe é dominada, seu aumento de estatísticas será transferido para o Freelancer e Mime, significando que as estatísticas do Freelancer e do Mime serão as estatísticas mais altas de qualquer classe depois de todas serem dominadas.

O sistema é uma versão aprimorada daquela em Final Fantasy III; várias classes antigas foram reutilizadas ou refeitas para Final Fantasy V. As novas classes que foram introduzidas tornaram-se classes estáveis na série, como o Blue Mage, Time Mage, Mystic Knight, Berserker, Samurai, Dancer, Chemist, e Mime.

Missões secundárias vêm de interações com o próprio mundo, como caça, invocação de masmorras, domínio de piano, superação de desafios específicos e descoberta de novos locais. Com o sistema de classes, permite maneiras únicas de aprender habilidades.

As inovações de batalha incluem retrabalhar o sistema Active Time Battle, para que o jogador pudesse, pela primeira vez na série Final Fantasy, ver quem viria a seguir. Monstros pela primeira vez estão em um sistema fila semelhante ao grupo. Final Fantasy V também é o primeiro jogo da série a ter uma classe de equipamento chamada "acessórios", embora permaneçam semelhantes às peças de armadura usadas em Final Fantasy IV. Desde Final Fantasy V, o tipo de equipamento de acessórios tornou-se um grampo como um tipo de equipamento que qualquer membro do grupo geralmente pode usar que fornece habilidades passivas.

Sinopse Editar

Personagens Editar

Impresario-ffvi-ios Esta seção está vazia ou precisa ser expandida. Você pode ajudar a Final Fantasy Wiki expandindo-a.

ReferênciasEditar

  1. Final Fantasy V on Amazon Appstore (Accessed: janeiro 11, 2020) at Amazon Appstore