FANDOM

Moogle XIII-2 DLC Outfits

Conteúdos para baixar (ダウンロードコンテンツ, Daunrōdo Kontentsu?, lit. Downloadable content) muitas vezes abreviado como DLC, e também chamado de conteúdo adicional ou expansão (add-on em inglês) na PlayStation Network, é uma parte do jogo onde o jogador pode baixar conteúdo adicional, muitas vezes por um preço. Tipicamente distribuída pela Internet, a prática de oferecer conteúdo para baixar tornou-se predominante com a proliferação de consoles da sexta geração e dispositivos móveis habilitados para a Internet.

Os tipos de conteúdo para baixar variam de roupas simples no jogo que mudam a aparência de personagens jogáveis, a expansões no enredo do jogo. O conteúdo para baixar pode, portanto, incluir novos níveis de jogo, minigames, música, equipamento e personagens para um jogo já lançado. São frequentemente usado como um bônus de pré-venda e como um dispositivo geral para comercializar um jogo, como como "Final Fantasy IV: The Complete Collection" foi lançado com códigos DLC para novas roupas para Cecil HarveyCecil no Dissidia 012 Final Fantasy em algumas regiões onde o jogo foi lançado.

Dependendo da região, o método de obter conteúdo para baixar pode variar. Alguns conteúdos são liberados gratuitamente como forma de comercializar o conteúdo opcional do jogo, já que os editores esperam que os clientes que fizerem o login para desbloquear o conteúdo gratuito acabem fazendo compras adicionais também. Exemplos desta prática podem ser vistos com a Square Enix e equipamentos para baixar, alguns dos quais estão disponíveis gratuitamente. Às vezes, um código específico é necessário para obter a DLC. Esses códigos podem ser empacotados com pré-vendas ou certas edições de um jogo.

Por exemplo, em certas regiões, as pré-vendas de Final Fantasy XIII-2 vieram com códigos para uma arma exclusiva para o personagem Noel Kreiss, dependendo de qual loja o jogo foi encomendado . Às vezes, os códigos podem vir com itens promocionais para o jogo. Por exemplo, a edição de abril da revista japonesa "V Jump" veio com um código para um traje de DLC para Squall Leonhart em Dissidia 012 Final Fantasy, enquanto o A edição de junho veio com um código para uma roupa de Vaan, e a música Yakusoku no Basho / Tatta Hitori no Mikata e mini soundtrack veio com códigos para itens exclusivos de Final Fantasy XIII-2.

O DLC é resgatável (seja comprando ou inserindo códigos) através da loja virtual do console ou do dispositivo móvel. Para o PlayStation 3 e PlayStation Portable, é a PlayStation Network, enquanto o Xbox 360 usa a Xbox Games Store, o Nintendo 3DS usa a Nintendo eShop e o Nintendo Wii usa o Wii Shop Channel. Por fim, os dispositivos iOS usam a App Store para comprar conteúdo para baixar. A maioria dos jogos com DLC também inclui um menu DLC, permitindo a compra dentro do jogo.

Semelhante ao conteúdo para baixar, muitos jogos podem conter microtransações. Estes são pagamentos pequenos, muitas vezes incluídos em um jogo free-to-play. Eles não adicionam conteúdo adicional, mas aumentam a compra ou a moeda do jogo dentro de um jogo.