Final Fantasy XEditar

Ver também: Auron/Citações
O lendário guardião que, ao lado de Jecht, se juntou ao Sumo Evocador Braska em sua jornada para derrotar Sin dez anos atrás. Depois de sua vitória, ele deixou Spira e foi para Zanarkand para vigiar Tidus. Anteriormente um monge guerreiro, uma vez que protegeu os templos de Yevon.
— Descrição do scan
Ogre ffx

Auron acerta um oponente.

Auron é um trunfo da party com alto HP e Força, capaz de acertar os mais duros fiends. A especialidade de Auron é as habilidades de abaixar as estatísticas de inimigos e habilidades de defesa para proteger seus aliados de ataques inimigos. Sua Overdrive é Bushido, que fez o jogador apertar uma sequência de botões dentro de um limite de tempo para ativar o ataque.

Quando contra-ataca, Auron executa um ataque regular, independentemente se o alvo está voando ou em pé na terra. Quando Auron está com pouco HP, ele vai jogar seu peso para frente e colocará sua espada sobre suas costas. Quando seu HP está em um terço, ele jogará seu peso para frente e colocará sua espada apoiada no chão, tendo perdido a força para segurá-la.

EstatísticasEditar

Seu crescimento de estatística inicial é baseado em alta Força, Defesa e HP, e ele aprende habilidades que diminuem as estatísticas dos inimigos, tornando-o ideal para derrotar inimigos com alto HP.

Auron tem baixa Agilidade e Precisão no início, deixando-o mais fraco contra inimigos rápidos e voadores até ele poder se mover para outra seção do Sphere Grid. No início, ele tem Magia e Defesa Mágica relativamente baixas.

Nota: Os valores entre parênteses são os valores sem bônus de nodes vazios.
Estatística Valor Base Sphere Grid
Normal Expert
HP 1030 4630 (3600) 4430 (3400)
MP 33 153 (120) 73 (40)
Força 20 56 (36) 63 (43)
Defesa 15 37 (22) 41 (23)
Magia 5 11 (6) 11 (6)
Defesa Mágica 5 13 (8) 27 (22)
Agilidade 5 17 (12) 16 (11)
Sorte 17 18 (1) 17 (0)
Evasão 5 15 (10) 8 (13)
Precisão 3 4 (1) 4 (1)

EquipamentoEditar

Auron Masamune

Auron empunhando sua Arma Celestial.

Ver também: Lista das Armas de Final Fantasy X#Katanas de Auron e Lista das Armaduras de Final Fantasy X#Braçadeiras de Auron

Como um samurai, Auron empunha katanas, e se defende com braçadeiras. A maioria de suas armas tem a habilidade Piercing como padrão, permitindo-o acertar inimigos blindados. Ele e Kimahri são os únicos personagens que tem a habilidade Piercing na maioria de suas armas desde o início. A arma celestial de Auron é a Masamune; totalmente melhorada, ela tam as habilidade Break Damage Limit, Triple Overdrive, First Strike e Counterattack. O ataque da Masamune aumenta de acordo com o quanto menor estiver o HP de Auron, uma característica única dela.

Sphere GridEditar

O caminho do Sphere Grid corre perto do de Tidus e Wakka, e ele é representado pela cor vermelha. As habilidades únicas no caminho padrão de Auron no Sphere Grid incluem as seguintes:

Nota: As habilidades marcados com um asterisco (*) são disponíveis apenas nas versões International, PAL, e HD Remaster de Final Fantasy X.
Habilidade Descrição Habilidade Descrição
Power Break Diminui a Força do oponente. Extract Power* Faz com que o alvo derrube power spheres.
Guard Permite que o personagem receba dano por um aliado. Magic Break Diminui a Magia do oponente.
Threaten Inflige Stop em um inimigo até o próximo turno do usuário. Armor Break Diminui a Defesa do inimigos e anula os estados nul- armados.
Mental Break Diminui a Defesa Mágico do oponente. Sentinel Permite que o personagem receba dano por um aliado em posição defensiva
Entrust Transfere a o carregamento de Overdrive para a barra de um aliado. Zombie Attack Inflige o estado Zombie (normalmente no Sphere Grid Padrão).

Final Fantasy X-2 HD RemasterEditar

Auron pode ser combatido como um chefe durante a Farplane Cup na Fiend Arena.

Ele pode ser recrutado como um membro da party através do sistema Creature Creator. Para recrutar Auron, o jogador deve derrotá-lo na Farplane Cup na Fiend Arena e deve ganhar a taça depois. A habilidades que Auron pode aprender naturalmente são Full Break, Dragon Fang e Shotting Star. Como todos os monstros aliados, Auron pode usar qualquer dressphere comum e é controlado pela IA do jogo.