Chefe de Final Fantasy

ASTOS
(Astos)
アストス (Asutosu)
Astos-ff1-nes
Estatísticas
HPAtaque
(x1) 25%
Efeito Adicional
16826-
DefesaDefesa mágicaEvasão
4017078
PrecisãoCríticoMoral
421255
EXPGil
2.2502.000
Afinidades Elementais
FireColdLightningEarth
----
StatusPoisonTimeDeath
----
Famílias-
Encontrado emNorthwest Castle
Magias
75%
RUB, SLO2, FAST, FIR2, LIT2, SLOW, DARK e SLEP.
Habilidades
0%
-

Astos
(Astos)
アストス (Asutosu)
Astos-ff1-ps
#032
#033
#034
Estatísticas
HPAtaque
(x1) 25%
Efeito Adicional
16826-
DefesaDefesa mágicaEvasão
4017078
PrecisãoCríticoMoral
421255
EXPGil
2.2502.000
Afinidades Elementais
FireColdLightningEarth
----
StatusPoisonTimeDeath
----
Famílias-
Encontrado emWestern Keep
Magias
75%
Death, Slow2, Haste, Fire2, Bolt2, Slow, Dark e Sleep.
Habilidades
0%
-

Astos
(Astos)
アストス (Asutosu)
Astos-ff1-gba
#032
#033
#034
Estatísticas
HPAtaqueInteligência
4203024
DefesaDefesa mágica
18170
AgilidadeEvasãoPrecisão
397842
EXPGil
2.2502.000
Famílias-
Encontrado emWestern Keep e Whisperwind Cove.
Itens deixadosMythril Sword
MagiasDeath, Slowra, Haste, Fira, Thundara, Slow, Dark e Sleep.
Habilidades-
Fraquezas-
Resistências-

Astos
(Astos)
アストス (Asutosu)
Astos PSP
#032
#033
#034
Estatísticas
HPAtaqueInteligência
4203024
DefesaDefesa mágica
18170
AgilidadeEvasãoPrecisão
397842
EXPGil
2.2502.000
Famílias-
Encontrado emWestern Keep e Whisperwind Cove.
Itens deixadosMythril Sword
MagiasDeath, Slowra, Haste, Fira, Thundara, Slow, Dark e Sleep.
Habilidades-
Fraquezas-
Resistências-

A maldição de Astos os seguirá até o dia de suas mortes!
—Astos

Astos (ASTOS na versão pra NES) é o perverso rei dos Dark Elf no Final Fantasy original. Ele é um chefe enfrentado no Western Keep, onde é encontrado disfarçado como um rei.

Em Final Fantasy I & II: Dawn of Souls e seus futuros remakes, Astos aparece na Whisperwind Cove. Lá existe uma sala com espíritos semelhantes a chamas que devem ser acalmados para que possam descansar em paz. Uma destas almas é Astos, que ataca a party em busca de vingança quando encontrado. Após sua alma ser destruída, ele amaldiçoa os Guerreiros da Luz antes de desaparecer.

HistóriaEditar

Antes da chegada dos Guerreiros da Luz, Astos atacara Elfheim colocando o príncipe sob uma maldição de sono eterno e fugindo com todo o tesouro do local. Mais tarde, ele rouba o Olho de Cristal de Matoya a fim de prevenir que ela faça uma poção para reviver o príncipe e se passa por um rei velho e fraco em Western Keep a fim de enganar os Guerreiros da Luz para recuperarem sua coroa das perigosas profundezas da Marsh Cave. Quando os Guerreiros retornam, Astos revela sua verdadeira forma, mas é derrotado pelos mesmos.

BatalhaEditar

Diferente de Garland, Astos é o primeiro chefe realmente desafiador que os jogadores provavelmente encontrarão, particularmente nas versões para NES, MSX e o modo Normal de Final Fantasy Origins. Enquanto sua quantidade de HP não é tão impressionante, suas defesas física e mágica são razoavelmente altas.

Astos iniciará seu assalto com Death, que, para o azar do jogador, pode imediatamente deixá-lo com um membro a menos na party. Astos pode usar ainda Slow 2, Haste, Fira, Thundara, Slow, Dark e Sleep.

Quando encontrado em Whisperwind Cove, Astos ainda possui as mesmas características e ataques do início do jogo. Uma vez que os Guerreiros da Luz já estarão muito mais poderosos por esse ponto, a luta deve ser breve.

EstratégiaEditar

Para que Astos não se torne um maior obstáculo para o jogador, normalmente é recomendado que seus personagens estejam no nível 8 ou 9 e se possível equipados com Mythril Swords.

Para derrotá-lo, lutadores físicos devem usar o comando Attack sob o efeito de Haste, uma vez que essa provavelmente será a primeira batalha em que o jogador possui acesso à magia. Red e White Mages devem aplicar NulBolt e NulFire espalhadamente e curar quando necessário. Black Mages, quando não estiverem ocupados aplicando Haste, devem usar suas magias mais fortes. De Dawn of Souls para frente, o jogador deve vir preparado com algumas Phoenix Downs ou com a magia Life para o caso de ser atingido por Death; jogadores das versões para NES, MSX ou Origins (Normal), no entanto, deverão simplesmente que se adaptar à luta (ou reiniciar - usar uma Tent fora do castelo de Astos é recomendado para salvar o jogo e reiniciar caso Astos consiga acertar sua primeira conjuração de Death).

Outra estratégia seria usar Silence no início da luta para impedir que Astos use suas magias; sem elas, tudo que ele possui é um ataque cujo dano está dentro da média quando comparado seu nível, mesmo sob o efeito de Haste. Através do uso do item Cockatrice Claw, o qual pode ser obtido terminando em terceiro lugar no mini-game 15 Puzzle do navio, é possível (com pequenas chances) matar o chefe instantâneamente. Esta última opção só é possível nas versões mais recentes do jogo.

Outras apariçõesEditar

Final Fantasy Airborne BrigadeEditar

Astos Brigade

Astos aparece em Final Fantasy Airborne Brigade

FFI PSP Black Mage Map Este artigo ou seção é um esboço sobre um personagem de Final Fantasy Airborne Brigade. Você pode ajudar expandindo-o.

Final Fantasy Record KeeperEditar

FFRK Astos FFI

Astos aparece em Final Fantasy Record Keeper como um inimigo.

GaleriaEditar

TrivialidadesEditar

  • Astos aparece também no episódio 34 "The Fractured Fantasy of Captain N" de Captain N: The Game Master, sob o disfarce de um freire possuindo o Cristal da Luz.
  • A aparência de Astos inspirou o visual do Dark Elf em Final Fantasy IV. As sprites gráficas dos dois nos jogos para PSP são idênticas.
  • Enquanto definitivamente diferentes em aparência, Astos e os outros elfos escuros são baseados nos Drows de Dungeons and Dragons.